Como o Retail Media pode fazer a diferença na Black Friday?

23 de novembro de 2022

Como o Retail Media pode fazer a diferença para as marcas na Black Friday?

 

O grande diferencial do Retail Media é a exploração de dados 1st party transacionais e a possibilidade de segmentar audiências com base no histórico de compra. Assim, é possível segmentar campanhas de acordo com as características desejadas, o que gera oportunidade para ganhar novos clientes, e trabalhar a fidelização.

Com o retail media, é possível saber quem é o usuário que compra com frequência na categoria e aquele que compra por ocasião. Isso ajuda a marca a direcionar a boa mensagem para o bom usuário, evitando gastos e esforços desnecessários.

Datas importantes do varejo, como a Black Friday, são excelentes oportunidades para promover sua marca para clientes de oportunidade e trabalhar o awareness. Entretanto, o número de campanhas promocionais aumenta consideravelmente nesses períodos, o que bombardeia o consumidor com diversas informações. 

Portanto, é interessante iniciar a conversa com esse usuário antes do grande dia para trabalhar a notoriedade, tirando vantagem da quantidade de espaço publicitário disponível e dos baixos preços desses espaços, que aumentam consideravelmente devido à alta procura próximos a datas importantes para o varejo. 

A Black Friday é um período de forte comunicação e todas as marcas querem se comunicar com o mesmo consumidor. Assim, as marcas devem tirar proveito e não deixar espaço para o concorrente!

Focar no período anterior ao da Black Friday contribui para estreitar a conexão com esse usuário já fidelizado e ajuda a converter clientes de oportunidade, o que contribui para que eles se lembrem de sua marca no momento da compra. 

É válido ressaltar que se a marca busca incremento de vendas e performance, recomendamos esperar o período posterior ao da Black Friday para mensurar o impacto da campanha total. Campanhas que ficam no ar por um período considerável tendem a ter melhores resultados do que aquelas de caráter pontual.

 

SEGMENTO PROMO LOVERS

 

Pensando nessa data tão importante para o varejo, a relevanC criou o segmento Promo Lovers, em que segmenta as pessoas que mais compram produtos promocionados e fala com as pessoas que têm o hábito de comprar quando o produto está em promoção e que curtem ver grandes porcentagens de desconto.

Esse segmento foi criado com base nos mais de 21 milhões de clientes fidelidade GPA, que apresentam uma grande recorrência de compra tanto nas lojas físicas quanto nas lojas online. Com nossa análise de dados detalhada, sabemos quem são os consumidores que compram com frequência na categoria e aqueles que, geralmente, têm o hábito de comprar por ocasião, 

O melhor de tudo é que, por meio deste segmento, é possível conversar com o consumidor durante todo o ano, não somente na Black Friday. É possível ativar esse segmento para qualquer data importante para o varejo, e trabalhar a marca na mente do usuário com uma certa antecedência.